sexta-feira, 14 de maio de 2010

EXISTE UMA FORMA PELA QUAL PODEMOS TOCAR AS VIDAS DAS PESSOAS E CAUSAR NELAS MUDANÇA INDELÉVEL: SER MENTOR DELAS!

Seja Mentor de Alguém

"Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu" (2 Timóteo 3:14 NVI).

Sua vida não é medida por suas realizações, mas sim pelas pessoas que você tocou e as vidas que você causou mudanças!

Vivemos dias em que nas igrejas está difícil encontrar pessoas através das quais possamos estabelecer a nossa inspiração. Não são poucos os crentes que nunca foram discipulados, instruídos de perto por um mentor.

Em toda Bíblia encontramos claramente o princípio de ser mentor que nos mostra que precisamos entregar às próximas gerações valores, ideais, revelações que poderão revolucionar suas vidas, suas comunidades e, acredite, suas nações.

Moisés foi o mentor de Josué. Elias, o mentor de Eliseu. Jesus, o mentor (Mestre) dos 12 discípulos. Paulo, o mentor de Timóteo. E você, de quem você é mentor?
Ser mentor de alguém lhe dá a oportunidade de ajudar essa pessoa a descobrir o seu ministério e a mudar o rumo de sua vida.

Você não precisa esperar que alguém lhe peça para ser o mentor dela. Chame alguém no qual você vê grande potencial a ser esculpido e ofereça-se como mentor. Você poderá se surpreender ao descobrir que ela estava apenas esperando alguém para lapidá-la e instruí-la.

Não julgue, nem critique. Lembre-se que seu discípulo sempre realizará mais do que você. Isso será sempre verdade no reino de Deus. Permita que seu discípulo saiba que você se preocupa com o seu crescimento e que você só quer oferecer sugestões a fim de que ele ou ela seja melhor amanhã do que o é hoje.

Abra-se com o seu discípulo. Diga-lhe o quão deficiente você foi quando começou a sua própria caminhada rumo à maturidade cristã. Diga-lhe que nem tudo será de todo fácil. Ensine como você conseguiu vencer certos vícios e erros da vida. As experiências dos homens não são idênticas, são apenas vividas em contextos diferentes.

Seja real. Seja Você. Faça e demonstre. Seus discípulos irão fazer exatamente o que você faz - não o que você diz. Independentemente de quão bem você explica as coisas para eles, eles, na verdade, só se lembrarão de suas ações. Você acaba falando para eles, mesmo quando não estiver falando nada. Suas ações vão falar mais alto que eles não vão conseguir ouvir a sua voz. Lembre-se: eles estão, inevitavelmente, lhe observando e aprendendo de você.

Reúna-se com eles. Defina dias aleatórios para reunir com seus discípulos. Tenha momentos de descontração bem como momentos de conversa séria. Fazendo isso, você estará mostrando que se preocupa com o crescimento deles como filhos de Deus e como pessoas.

Minha Confissão Hoje:
Pai celeste, eu Te agradeço por me ensinar a caminhar rumo à maturidade cristã. Ajude-me a achar alguém ou pessoas que eu possa discipular, sendo o mentor delas. Dá-me graça para realizar essa tarefa muito negligenciada na igreja hoje. Obrigado por tudo, em Cristo Jesus. Amém.

2 comentários:

Abenício de Jesus disse...

Pastor felix,
Que o Eterno Yeshua te de guarida e muita Paz. É com bastante alegria que escrevo estas linhas, pois elas vêm parar ate a mim em boa hora, pois estou sentindo de Deus o impulso forte de instruir três pessoas de idades diferentes, uma de quase 55 anos, outra de 21 anos e outra de 16 anos. Tudo com o objectivo de impulssiona-las a irem mais além no rio de Deus.

Obrigado a Deus e a ti Pr.

"Só o Senhor é Deus, o resto... é baal"

Abenício de jesus.

Unknown disse...

Uau! Caro Benny, muito me alegrei quando li seu comentário. Isso me fez agradecer a Deus por saber que essa postagem está fazendo exatamente aquilo pelo qual foi idealizado. Oro para que seus 'discípulos' cresçam à maturidade de Cristo. E que você seja cada vez mais impactado por Deus a ser um mentor disposto a transformar seu bairro, cidade e país. Xalenu Ki'ambote.