sexta-feira, 13 de março de 2009

EQUILÍBRIO NA HORA DE TOMAR DECISÕES!


Reconhecendo Os Riscos e As Recompensas.

“Davi se informou sobre o que fariam àquele que matasse o filisteu e parasse com aqueles insultos a Israel. ‘Quem é este pagão filisteu que ousa desafiar os exércitos do Deus vivo?’ Perguntava Davi” 1 Samuel 17:26 (IBS).

Todo empresário deve determinar o risco e a recompensa antes de embarcar em um empreendimento. No entanto, esta não deve ser a única consideração a ser feita. Precisamos determinar se Deus está nos guiando, depois de considerarmos todos os fatos envolvidos. Também devemos considerar se o momento é propício para avançar.

Davi era apenas um jovem pastor, quando levava comida para seus irmãos mais velhos que estavam servindo o exército. Ele, porém, já havia matado um leão e um urso durante seus dias como simples pastor. Davi entendia o princípio do risco e da recompensa.

Quando ouviu falar do gigante Golias e que ninguém estava disposto a enfrentá-lo, ele ficou enfurecido. Contudo, não apenas agiu por pura emoção. Ele primeiro fez uma pergunta muito importante para tomada de decisões.

“O que será feito do homem que matar esse filisteu removendo assim tal vergonha de sobre Israel?”. Perguntou Davi. Diziam: “O rei ofereceu uma enorme recompensa a quem o matar: ‘Vai dar também uma de suas filhas, e toda sua família ficará isenta de impostos!’” (1 Sam 17:25). Davi ouviu a resposta que tanto esperava.

Você pode enxergar a recompensa? Ele recebe riquezas, uma esposa, e nunca mais terá que pagar impostos! Que motivação a mais um garoto judeu como ele precisaria? Será que isso tira o significado espiritual da história? Absolutamente, não.

O espírito religioso (a religião) sempre tenta tornar o lado da fé para os negócios algo mundano e profano. O dinheiro e o lucro não são coisas más. É o amor do dinheiro e a soberba da vida, que levam os homens ao engano. Davi compreendeu o bom equilíbrio dessa verdade, ao mesmo tempo em que intencionava realizar os propósitos de Deus.

Para evitar entrar em dificuldades, simplesmente faça a seguinte pergunta a si mesmo: “Qual é o verdadeiro motivo de meu coração?” Se você não encontrar na resposta o elemento espiritual equilibrando-se com o elemento dos negócios, você poderá ter problemas sérios se embarcar. Faça quatro perguntas a Deus antes de prosseguir em qualquer empreitada. Elas são:
  1. O Espírito Santo está me guiando?
  2. Será que esse é o momento adequado para começar ou me envolver?
  3. Será que o risco e a recompensa valem a pena?
  4. Será que tenho aquilo que é necessário para que eu seja bem sucedido nessa empreitada, com a ajuda de Deus?
Depois que você tiver feito essas perguntas e estiver certo das respostas, então, vá em frente com todo seu coração. Não hesite.

Minha Confissão Hoje:
Deus Todo Poderoso, meu Pai celeste. Agradeço-Te por me ajudar a tomar decisões baseadas na Sua liderança, na Sua Palavra. Graças ao Teu Espírito Santo posso embarcar nessa empreitada sem medo de ser bem sucedido. Obrigado por Jesus Cristo, Amém.

Nenhum comentário: