quinta-feira, 3 de setembro de 2009

COMPREENDENDO AS DÍVIDAS

Compreensão do que é Dívida Vai lhe Ajudar a Sair Dela e Evitá-la

"O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbio 22:7 NVI).

Quando fica devendo a alguém ou a alguma instituição financeira, você é reduzido à posição de escravidão dessa pessoa ou instituição. Para além do terror e do estresse que essa posição carrega, ainda há a vergonha que persegue a pessoa endividada.

Você nunca conseguirá ser próspero enquanto estiver no vermelho. É impossível imaginar alguém que queira ser rico mergulhado em dívidas. Sua compreensão do que é dívida vai lhe ajudar a sair dela e evitá-la.

Dívida é viver além de seu salário ou de seus meios de subsistência. Dívida ocorre quando seus gastos atropelam e ultrapassam seu salário, independente se a necessidade é legítima ou ilegítima. (Não importa se você está pagando a escola de seu filho ou comprando drogas, uma vez que ultrapassa o seu salário, você já está em dívida). Dívida é obter uma gratificação instantânea. É ter o benefício agora e pagá-lo depois.

Às vezes, as pessoas pensam que se gastarem além do salário com uma necessidade legítima isso não vai colocá-las em dívidas. O fato é que elas já estão em dívida. Dívida é tirar o dinheiro de amanhã para gastá-lo hoje. É reduzir seus ganhos futuros para usá-los hoje. Quando você adentra no seu amanhã hoje, quando gasta hoje o que ainda vai ganhar amanhã, você já está completamente endividado. (Estatísticas mostram que, aqueles que já estão endividados tendem a multiplicar ainda mais suas dívidas).

Dívida é um espírito! Isso mesmo: um espírito. Esse espírito prende as pessoas, as empresas e até nações inteiras à pobreza, à miséria, ao insucesso e à vergonha.

É um fato estatístico de que pessoas que saíram das dívidas tendem a voltar a se endividar. Dívidas com cartões de crédito são as maiores, as piores e as mais comuns. Portanto, fuja das amarras dos cartões de crédito. Muitas pessoas lutam a vida inteira para pagar dívidas com cartões de crédito e muitas nunca chegam a quitá-las. Pois elas tendem a se multiplicar.

Se você comprar algum produto no cartão de crédito no valor de R$500,00 e resolver pagar apenas o valor mínimo da fatura, você vai levar 30 anos para quitar a dívida! Por quê? As operadoras de cartões lhe oferecem os cartões para tirar dinheiro de você. Elas não lhe oferecem dinheiro, elas lhe oferecem cartões para endividar você.

Cancelamento de suas dívidas devia ser sua principal prioridade. O que deve ser feito terá que ser feito. Não importa o quanto você está devendo, ele começou do zero, e, se começou do zero, pode voltar à zero. Se sua dívida teve o poder de crescer também terá o poder de diminuir.

Se não consegue se livrar do gostinho de sempre usar seus cartões de crédito, lhe aconselho a dá-los a alguém ou a se livrar deles. Faça algo a respeito. Saia das dívidas. Para isso você terá que começar a dar passos concretos e não apenas ficar no mundo das ideias.

Continua acima...

Nenhum comentário: