quarta-feira, 12 de novembro de 2008

EM BUSCA DE SEU TALENTO


O Caminho Para A Realização de Toda Uma Vida

Todas as vezes que vir alguém diante de você lutando e reclamando para que coisas boas aconteçam em sua vida, você, provavelmente, estará diante de alguém que está se frustrando por não descobrir qual o seu real talento. O real problema desta pessoa não são os seus dilemas que a levam ao desespero ao tentar solucionar tais problemas, mas a falta de compreensão sobre como tornar reais as habilidades ou talentos que residem dentro dela.

Enquanto existirem pessoas assim no mundo, também existirão insatisfações e descontentamento pelo que se faz. Descobrir o seu talento dará a você as alegrias, as possibilidades, não apenas para a realização de sua carreira, mas para a realização de toda uma vida.

No entanto, se apenas a descoberta de seu talento fosse o suficiente, você rapidamente alcançaria o seu potencial. O que de fato faltará a você são as coisas que as pessoas precisam acrescentar ao seu talento a fim de que este brilhe. Descobrir o seu talento nem sempre é o bastante! São as coisas que você acrescenta ao seu talento que o tornam visível. É isso que faz toda a diferença.

Muitas pessoas podem ter talento e mesmo assim não serem bem-sucedidas no que fazem. Talento somente não levará você a obter sucesso nas diversas áreas de sua vida. O fato é que conhecemos muitas pessoas talentosas que não obtêm sucesso nenhum em suas vidas. Concentrar-se somente no seu talento não é o bastante! Você precisará de ingredientes que darão vida ao seu talento.

A pergunta não é se você se considera uma pessoa talentosa ou não; a verdade é que todos nós nascemos cada um com um talento pelo menos. Com uma habilidade. Que você é uma pessoa talentosa todos provavelmente sabem. A real verdade sobre pessoas talentosas não é acreditar se elas são ou não talentosas, mas o que elas fazem a fim de que aquele talento apareça de fato. É isso que de fato importa para você.

Descobrindo os seus talentos.

A palavra talento vem do grego, talanton, que era uma medida de peso usado na antiga Grécia. Era uma moeda imaginária dos gregos que representava o valor de uma soma em ouro ou prata pesado em talento. Um talento equivalia a 6 mil dracmas (antiga moeda grega) que nos nossos dias seria o equivalente entre 12 a 26 quilos em ouro ou prata variável segundo os Estados e épocas. Atualmente talento veio a ter a conotação de disposição, aptidão nata, habilidades ou dons naturais de uma pessoa.

Gosto de perguntar às pessoas que se elas descobrissem qual o seu talento o que fariam? Muitas delas me dizem, "ah! Eu correria atrás, faria de tudo para ser bem-sucedido". Diante dessa resposta muitas vezes pergunto, "e o que você tem feito para descobrir seu talento?" 

Você sabe qual é o seu talento?

Descobrir o seu talento é a porta de entrada para realizar o que de fato você nasceu para realizar. Quando isso não se constitui a verdade em sua vida, você gastará suas forças e economias tentando realizar coisas ou até mesmo fazendo cursos pelos quais não está entusiasmado, apenas para "ganhar a vida".

A maioria das pessoas gasta seu tempo focalizando mais nas coisas que não gosta do que naquelas que de fato gosta. Isso acontece em cursos universitários, nas corporações ao redor do mundo, em cargos políticos, enfim, nas diversas áreas de atuação. Quantas pessoas você já viu reclamando do que fazem ou do emprego que têm? Isso acontece porque a maioria delas desconhece suas reais habilidades ou talentos. Então, como descubro meu talento?

Todo mundo tem um talento.

As pessoas de todas as épocas têm valor semelhante. Aquelas que viveram no século 19, por exemplo, não são em nada diferentes daquelas que vivem no século 21. A diferença apenas está que elas tinham habilidades ou dons diferentes em uma época diferente da nossa.

Algumas pessoas são mais talentosas que outras, mas isso não quer dizer que aquelas não tenham algum dom. Você sempre encontrará nas pessoas alguma coisa que elas façam muito bem ou alguma coisa que elas adoram fazer. Este seja, provavelmente, o dom dessa pessoa. Não existe ninguém na face da terra que não saiba fazer absolutamente nada!Isso nos levaria a uma dedução óbvia: somos todos talentosos.

Ainda que você não saiba qual o seu talento, talvez nem tenha a mínima idéia do que é, ainda assim, você pode descobri-lo e desenvolvê-lo.

A partir de agora dê prazer a si mesmo em descobrir e desenvolver o seu talento. Focalize suas forças em descobrir suas habilidades e dons naturais. Não dê mão à mediocridade, vá em busca de seu talento.

A pergunta, no entanto, era: como descubro o meu talento? Bem, você pode utilizar vários métodos para descobrir o seu real talento, mas acredito que as seguintes perguntas o ajudarão a descobrir o seu dom nato de maneira mais precisa. Lembre-se, portanto, que seu dom natural pode não ter muito a ver com o que você faz atualmente. Não se preocupe; que isso não venha a lhe desestimular. Tal acontece com algumas pessoas em 90% dos casos!

As perguntas são:

CONTINUA... (brevemente)

Um comentário:

Jorge Baptista, Sr. disse...

Prezado Feliz,
Graca e Paz!
Quero parabenizar-te pelo lancamento de teu blog que sera com certeza uma ferramenta util para te comunicares com o mundo.Eu sei da utilidade que esta ferramenta tem, pois depois do lancamento do "Mede Mais Mil" eu passei a ter mais contacto com crentes, especialmente Angolanos que estao na Europa, America e Brasil que tem entrado no blog. Que Deus te abencoe por mais uma conquista, um beijo a tua querida esposa Marcia, e aos teus filhos.
Sempre em Cristo,
Jorge B.